-
Arquitetos: Arianna Foresti, Camillo Botticini, Francesco Craca, Nicola Martinoli, Studio Montanari; Camillo Botticini, Francesco Craca, Arianna Foresti, Studio Montanari, Nicola Martinoli
- Área: 12000 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:atelier XYZ
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a realização do Centro de Natação do Brescia, está localizado no distrito de Mompiano, na parte norte da cidade, perto do estádio de futebol.
O volume é caracterizado como uma arquitetura urbana, aberto a uma relação específica com o entorno, contra a lógica do edifício de esportes visto como objeto onipresente, replicável em qualquer lugar.
A arquitetura é expressada através do tratamento do bloco compacto marrom (84 x 42 x 9 metros) com uma seqüência de fachadas extrudadas, que alteram a relação com os espaços interiores e as diferentes condições de referências externas.
Estes feixes que cruzam o volume e trazem a luz para o interior das piscinas cobertas, criam também relações visuais precisas entre os diferentes espaços. Entre os cortes do lado oeste estão posicionadas duas escadarias que conectam o vestiário com a entrada do público no lado sul da piscina de raia, parte norte do complexo.
A distribuição organiza-se em três partes funcionais: uma grande sala com piscina para pólo aquático (33 x 25 m), equipada com uma arquibancada de 800 lugares, um núcleo de vestiários em três níveis, (atletas, usuários e fitness) e um espaço com duas pequenas piscinas para cursos.
O espaço principal tem uma grande abertura direcionada ao gramado no norte e que no lado leste abre-se para um pátio com grandes bambus.
No lado sul, de frente para a rua, atrás da arquibancada, uma parede de vidro ilumina as áreas técnicas subterrâneas. O grande espaço de piscinas à oeste apresenta dois cortes verticais que conectam esta área com as piscinas menores a entrada do público.
No bloco oeste, onde os vestiários e as duas pequenas piscinas para os cursos estão localizados, uma janela horizontal é posicionada em torno dos cantos, criando uma continuidade visual que conecta a pequena piscina com a de pólo aquático. No lado leste, uma galeria abre o ginásio às piscinas externas, enquanto outra de altura dupla, relaciona-se diretamente com a entrada sul, onde está localizado o bar.